Empresa

Fundada em 1964, a Liotécnica é uma empresa 100% brasileira, especializada em oferecer as melhores soluções em ingredientes e produtos usando tecnologias de secagem de alimentos, para preservar o que a natureza tem de melhor. Com espírito inovador, ela foi pioneira no processo de liofilização, tornando-se referência no segmento e parceira de grandes nomes do setor. Durante esse tempo, a Liotécnica continuou investindo em novas tecnologias, sempre com o compromisso da Qualidade e a satisfação de seus clientes.

Atualmente são três unidades fabris dedicadas a desenvolver e produzir com responsabilidade para atender seus clientes no Brasil e no exterior.

Toda dedicação e vontade de oferecer o melhor fizeram da Liotécnica uma empresa sólida, com atuação em 6 unidades de negócio distintas. Para maior agilidade e foco em resultados, ela está dividida em 2 grandes blocos: B2B com foco em clientes industriais e B2C com foco em consumidores.

EMPRESA

Linha do tempo

1960

1964 Fundação da Liotécnica pelo Dr. Salomão Schwartzman e sócios.

1970

1970 Expressiva atuação junto ao mercado farmacêutico, terceirizando a liofilização de antibióticos, sais minerais, vitaminas e lactobacilos.

1978 Inauguração da Fábrica de Liofilização e Desidratação em Embu (SP).
Nestlé e Unilever tornam-se clientes.

1980

1980 Inauguração da fábrica de Mistura e Envase.

1990

1993 Aquisição integral da companhia pela Família Schwartzman.

1994 Criação da marca Qualimax®, com o lançamento da Refresco 500g e linha de Sobremesas Brasileiras.

1995 Pioneirismo na fabricação de produtos de Marcas Próprias para grandes clientes como: Pão de Açúcar, WalMart, Carrefour e Bunge.

2000

2000 Lançamento de produtos inovadores com a marca Qualimax, como as Sopas Express e os Caldos em Pó 0% de gordura.

2002 Aquisição da planta industrial de Extrato de Malte, tornando a Liotécnica a maior companhia produtora de extrato de malte.

2003 Início da exportação de Açaí Liofilizado, atual carro chefe de vendas da Liotécnica em Superfrutas Liofilizadas.

2007 Reconstrução da fábrica de mistura e envase que, após sofrer um incêndio, foi transformada em uma nova fábrica de última geração.

2009A planta de Extrato de Malte é a primeira a conquistar a certificação ISO 22000, com foco em segurança alimentar.

2010

2010Ampliação da planta de Extrato de Malte e certificação ISO 22000 da planta de Mistura e Envase.

2013Certificação FSSC 22000 das fábricas de Extrato de Malte e Mistura e Envase e criação do CD Nordeste, um ponto estratégico para melhor atender os clientes da região.

2014A Liotécnica completa 50 anos, a planta de Mistura e Envase passa por ampliação e a empresa recebe uma condecoração da Fundação Abrinq pela parceria de mais de 15 anos.

2015Divulgação da cultura corporativa e atitudes que compõem o DNA da empresa

2016Implantação do Programa de Gestão de Rotina Liotécnica e ampliação da capacidade da planta de Liofilização.

2017Implementação de
sistemas de automatização na planta de Mistura e Envase; a companhia deixa de ser Ltda e passa a ser S.A. (Sociedade Anônima).

Garantia de Qualidade

Nosso comprometimento com a qualidade é fortemente evidenciado através do Sistema de Gestão Liotécnica, com foco no atendimento aos requisitos legais e no cumprimento das especificações dos produtos. Os cuidados iniciam com o processo de homologação e desenvolvimento dos fornecedores de matérias-primas e embalagens, que passam por avaliações de nossos sistemas de qualidade, visitas técnicas e auditorias.

A empresa possui a Certificação de Sistemas de Segurança de Alimentos pela FSSC 22000, garantindo ao consumidor a confiabilidade no setor de segurança e qualidade de nossos produtos através do monitoramento e controle na produção, distribuição e constante aperfeiçoamento e melhorias do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar em toda a cadeia de fornecimento mundial.

Nossos laboratórios seguem os requisitos da ISO17025 com uma estrutura moderna, composta por laboratórios de processo, físico-químico e de microbiologia, e ainda por um time de Qualidade que avalia rigorosamente os produtos desde o recebimento da matéria prima até a expedição do produto acabado. Nosso time técnico é altamente capacitado nas áreas de segurança dos alimentos.

O Sistema de Qualidade é mantido através de robusto sistema de auditorias internas e externas do Sistema de Gestão, Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e 5S, além das Certificações de Qualidade para produção de produtos Orgânico, Halal e Kosher.

Duas de nossas fábricas possuem o Serviço de Inspeção Federal (SIF) certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que inspeciona, avalia e habilita a Liotécnica a exportar e a comercializar seus produtos no mercado interno.

Responsabilidade Social

A Liotécnica estabelece um alto parâmetro de Responsabilidade Social, aplicando e conduzindo as melhores práticas para o negócio e garantindo um desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de produção. Não permitimos nenhum ato discriminatório por raça, gênero, orientação sexual, condição física, religião, faixa etária, classe social, convicção política ou nacionalidade e assim como garantimos a inexistência do trabalho infantil em todas as áreas da empresa. Cumprimos as legislações trabalhistas e tributárias vigentes e repudiamos qualquer tipo de assédio em nossas relações de trabalhos. Asseguramos os direitos e liberdade de cada colaborador, buscando a evolução, geração de valores e a promoção de um trabalho em equipe saudável.

A Liotécnica contribui para o desenvolvimento social: